top of page
Biblioteca da escola

PENSANDO SOBRE POSSIBILIDADES...

               Na atualidade, o trabalho com literatura em sala de aula encontra-se em um campo de incertezas. Afinal, é inegável que a leitura não é a atividade cultural mais praticada pelas pessoas. Antoine Compagnon (2009, p. 21) em Literatura para quê? afirma que “o espaço da literatura tornou-se mais escasso” uma vez que, dentre vários outros problemas, “a aceleração digital fragmenta o tempo disponível para os livros”.

               Ainda que no mundo contemporâneo o ato da leitura comece a ser aprimorado dentro de novos espaços repletos de imagens, movimentos e sons, a tensão entre as práticas de leitura e o ambiente escolar é constante. A cultura de massa traz uma ideia de produtos que foram conduzidos para serem culturais. Surge, assim, um grande paradoxo: como formar leitores competentes e ao mesmo tempo bons apreciadores de literatura?

               Nesse sentido, as narrativas policias apresentam-se como uma opção muito interessante, pois, com suas tramas misteriosas envolvendo crimes, detetives e investigações, têm a capacidade de despertar o medo, a paixão e a curiosidade. Em todo momento, a leitura exige a interpretação a fim de suprir ou de preencher os “espaços vazios” contidos no texto. Tal atividade interpretativa só é possível graças à capacidade imaginativa do leitor, estimulada pelos lugares vazios, combinada aos demais fatores intrínsecos ao texto.

               Assim, o propósito deste espaço é apresentar uma sequência de atividades a serem desenvolvidas através da leitura do clássico “O cão dos Baskerville”, escrita por um dos precursores do romance policial, Sir Arthur Conan Doyle. 

               Na busca pela formação de jovens leitores, o objetivo da proposta é fazer com que a leitura desta obra se torne uma atividade desafiadora e significativa. Nossa pesquisa encontra espaço na busca por tornar os nossos alunos leitores ativos, que elaboram hipóteses, são capazes de fazer reflexões mais aprofundadas, analisando as pistas e desvelando o texto.

               Resultado de um projeto de leitura idealizado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no período entre março de 2019 e março de 2021, as atividades foram pensadas para serem desenvolvidas, originalmente, no ambiente virtual. Afinal, era preciso que nossas práticas estivessem alinhadas a uma nova realidade, em que o mundo digital, mais do que nunca, se tornou a principal ferramenta de interação social.

               Assim, este roteiro, que pode ser utilizado em partes ou no todo, apresenta a descrição de todas as missões a serem desenvolvidas com os alunos: antes, durante e depois da leitura da obra “O cão dos Baskerville”. Mas não se esqueça: este módulo didático não apresenta uma fórmula imutável, ele é passível de adaptação. Analise a possibilidade de flexibilização para os alunos de acordo com as necessidades específicas de cada turma.


                                              Que tenhamos boa vontade e fé para desenvolver um bom trabalho!

Sobre: Sobre
bottom of page