top of page

SEGUNDA MISSÃO: “Dark Stories”

A segunda missão inaugurou a aplicação remota de nosso plano de intervenção. Como já estávamos desenvolvendo as aulas regulares há algum tempo, os alunos estavam ambientados com essa realidade.

Em uma reunião agendada previamente no Google Meet, a docente iniciou a sua fala explanando, rapidamente, qual seria o propósito do projeto denominado “Investigadores Literários”. Indicou-se que, ainda que o planejamento contemplasse atividades lúdicas, todas as missões demandariam comprometimento.

Também durante este contato inicial, foi apresentada uma “Parede de Investigação”, página virtual criada no Padlet (disponível para acesso na aba "Arquivos"). Houve então uma rápida explanação sobre as suas funcionalidades e uma demonstração sobre como utilizá-las.

Em seguida, os alunos foram convidados a participar de um jogo chamado Dark Stories, composto por uma reunião de enigmas mórbidos, sinistros e traiçoeiros. Para não sobrecarregar os aparelhos dos alunos já conectados no Google Meet, optou-se por utilizar apenas a versão física, Dark Stories. Para iniciar a rodada, foi indicado que a docente seria sempre o Mestre das Charadas. Conforme orientações prévias, acordadas com os alunos, uma carta foi selecionada e a história nela apresentada foi lida para todo o grupo. Para facilitar a compreensão, a carta também foi projetada na tela através do aplicativo.

Em cada rodada, aleatoriamente, os alunos deveriam apresentar questionamentos ao Mestre das Charadas a fim de tentar desvendar o enigma ao montar este quebra-cabeça de evidências. Contudo, ao reconstruir os passos de cada incidente por intermédio das perguntas, os alunos só teriam como respostas “Sim”, “Não” ou “Irrelevante”. Foi indicado que a solução no verso da carta seria a única correta. Vencia a rodada quem conseguisse resolver toda a situação primeiro.

No início da primeira rodada, os alunos ainda estavam um pouco confusos sobre a dinâmica do jogo. Fizemos, então, uma rodada teste para que pudéssemos elucidar as dúvidas remanescentes.

Durante os nossos regulares encontros virtuais, na maioria das vezes, os alunos se negavam a participar das atividades através dos microfones e das câmeras de seus dispositivos. Nos alegrou perceber que, nas primeiras rodadas, um grande número de alunos ainda estava participando apenas pelo chat disponível no próprio aplicativo de videochamada, porém, não demorou muito para que, na ansiedade por tentar desvendar os mistérios, microfones fossem sendo abertos e as pessoas começassem a interagir durante a investigação. Com várias perguntas e criando hipóteses com os colegas, os alunos euforicamente foram seguindo as pistas no intento de esclarecer a situação.

Tivemos um saldo de dez enigmas desvendados durante o encontro. Ao final, alguns alunos perguntaram se poderíamos permanecer conectados para que pudéssemos brincar um pouco mais. Dos 29 participantes, 10 ainda permaneceram na sala para uma nova rodada de desafios. Para que não atrapalhássemos as outras aulas do dia, foram analisadas mais quatro cartas.

Com o findar da atividade, foi pedido que os alunos acessassem a “Parede de Investigação” no Padlet e deixassem alguma mensagem que simbolizasse seus sentimentos a cerca da atividade do dia. Além de ser uma ferramenta para o acompanhamento das atividades, o mural serviu como um termômetro para que pudéssemos validar o interesse dos discentes.

Os depoimentos deixaram evidente que, na satisfação por solucionar determinadas situações, o jogo em si acabou por adquirir um caráter de fruição que encantou e motivou os nossos alunos. Fortuna (2000, p. 149) aposta que “uma atividade lúdica, representa um momento prazeroso diferenciado das tarefas tipicamente escolares, onde um rasgo de espontaneidade é possível”. E assim, fugindo de um caráter meramente transmissivo, durante esse momento de descontração em sala de aula, mesmo à distância, houve uma importante aproximação entre a docente e os alunos.

Destaca-se que a versão adaptada para impressão deste jogo encontra-se disponível na aba "Arquivos" deste site.

Depoimentos dos alunos sobre o jogo Dark Stories no Padlet.

53 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page