top of page

SEXTA MISSÃO: Construindo contos a partir do Story Cubes

Para a sexta missão, mais uma vez tivemos que nos reinventar. Para a produção de seus próprios contos de terror, a ideia inicial era que os alunos pudessem pensar em suas próprias narrativas instigados pelo desafio de encaixar imagens sorteadas por meio do jogo Story Cubes, lançado em terras brasileiras pela Galápagos Jogos.

Contudo, já estávamos passando pelo encerramento de um ano letivo caótico e contávamos com ínfimo tempo para que pudéssemos encerrar nosso planejamento. Ainda que, pensando a respeito da distância, já tivéssemos planejado a criação da nossa própria versão do jogo, avaliamos que, neste arrevesado momento, a estratégia poderia

Assim, procuramos algum serviço on-line em que fosse possível criar os nossos próprios dados. Para a atividade, optamos por utilizar o Roll the dice (traduzido livremente como “Role os dados”). A página[1], disponível apenas em Inglês ou Espanhol, apresenta um design simples em que o usuário poderá customizar seus dados com palavras ou números de maneira gratuita. Mesmo sem a aparência dos dados, o sorteio acontece virtualmente em menos de dois segundos.

Código QR para acesso.

Desta forma, optamos por utilizar os seguintes termos: julgamento, assassinato, impressão digital, ligação anônima, sangue, cinema, desaparecimento, parque de diversões, mágico, caverna, cérebro, casa abandonada, cofre, carro e investigação. Para que pudessem acessar a página com mais facilidade, foi criado um código QR[2] que, ao ser lido, acessa a página do sorteio.



Imagem da tela da página Roll the dice simulando o sorteio de um termo.

Para a produção, foi indicado que os alunos poderiam se reunir em grupos de, no máximo, três pessoas. Além disso, pedimos que, ao acessar a página Roll the disse a equipe deveria rolar os dados por três vezes e, em seguida, registrassem os termos sorteados em nossa página do Padlet.

Talvez pela atribulada rotina ou pelo avançado da data (já estávamos no meio do mês de dezembro), 09 alunos optaram por não realizar a atividade. Ao serem indagados, alguns relataram que estavam “com muita coisa para fazer”, enquanto outros surpreendentemente afirmaram que já estavam “viajando”. Porém, com os vinte alunos restantes, tivemos a oportunidade de analisar dez textos com histórias, de uma forma geral, bem construídas atendendo aos requisitos propostos. Após apreciação da docente, por meio de mensagens pelo WhatsApp, houve uma análise conjunta entre professora e alunos, das produções.

Para a exposição dos textos, optamos por apresentar a versão digital no início de 2021, com o retorno às aulas. O Vozes do Medo, com os contos produzidos pelos alunos, está disponível na aba "Arquivos" deste site. Baixe o livro e embarque com a gente nessa aventura cheia de mistérios.


Capa da coletânea "Vozes do medo".

[1] Disponível em: www.rollthedice.com Acesso em: 01 nov. 2020. [2] Código QR ou QR Code é um código de barras ou bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Após a leitura, esse código é convertido em texto, um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. (SIGNIFICADOS, 2020).

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page